sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dicas da Cami: Crescimento das Crianças




Se você for como eu, é um pouquinho obcecada com o crescimento dos seus pimpolhos: A gente vai ao pediatra e a parte mais esperada da consulta é quando se mede altura e peso – ficamos de olho na balança eletrônica: “Doutor, peraí, eu vi 20 gramas a mais, praonde eles foram? Meu filho está na curva ? Está na média brasileira? E americana ? E mundial ???”
Se for menino então, nem se fala – “Ai doutora, o que vai ser do meu filho tampinha, nenhuma gatinha vai querer sair com ele...”

Será que toda mãe fantasia com o seu pequeno jogador de basquete? Não sei, mas eu já me dou por satisfeita se o meu for um pouco mais alto que o pai - será que 10 centímetros é pedir demais ?

Bom, já que não dá pra relaxar, aí vão alguns fatos:
- A alimentação é um fator de extrema importância ao crescimento, principalmente até os cinco anos de idade. Deve ter qualidade e quantidade adequadas.
- A realização de uma boa assistência pré-natal, ao parto e aos primeiros anos de vida são condições fundamentais para que o crescimento infantil se processe de forma adequada.
- Entre as várias substâncias importantes para o crescimento saudável de crianças e adolescentes, destaca-se a lisina, um aminoácido que o organismo não produz, encontrado em alimentos como arroz, trigo, queijo, ovos, leite, batata, peixe, leveduras e soja.

Se mexer na genética é impossível, fique de olho na alimentação de seus filhos: procure acostumá-los com uma variedade de comida saudável e alimentos frescos desde bebê, nada de só comprar papinhas industrializadas.
A variedade é importante: as crianças, como os adultos, não agüentam ver aquele mesmo prato de arroz e feijão todo santo dia.
Se estiver sem criatividade, aqui vai uma dica: a Chef Rita Lobo, do site Panelinha, elaborou um menu infantil simples e ao mesmo tempo diferente. Tenho certeza que seus filhos vão gostar das comidas “no copinho”. http://panelinha.ig.com.br/site_novo/menu_especial/?id=34&PHPSESSID=dae99b22f1a573a1b8eee5351e173c7a

Por último, é claro que eu não poderia deixar de falar dos gráficos de crescimento à venda na Personato, que servem para você medir o filhão e a filhota mesmo quando não tem consulta marcada. Medir as crianças na Régua Personalizada serve como uma brincadeira em família: as crianças adoram se comparar com os irmãos e com sua própria altura de uns meses atrás. Portanto, para o bem das suas paredes, esta é a dica.

Abraços da Cami e até a próxima.

Fontes:
http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/saude_crianca/crescimento_desenvolvimento.asp

Nenhum comentário:

Colaboradores