segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Atividades legais para um dia de chuva - 1.

Nada mais chato e desestimulante que um dia cinzento e de chuva no final de semana ou feriado. Ninguém merece trabalhar uma semana inteira e na hora de passar um tempinho com a criançada, você tem que encarar um chá de cadeira em frente à TV ou uma surra virutal no vídeogame. Tudo bem se estiver passando o jogo do seu time, mas não dá para deixar a criançada plugada na telinha o tempo todo. Tem que variar a brincadeira um pouco.

Vão aqui algumas sugestões de atividades que certamente estimularão a inteligência da criançada de maneira espontânea e criativa. Sem gastar nada, é claro. Ou você pensou que eu ia te recomendar ir ao shopping? Vale lembrar que o que conta mesmo é a sua criatividade. No máximo, você vai pagar um mico, mas e daí, pelo menos vocês darão risadas juntos.

É óbvio que a idade da criança e a capacidade de leitura influi no aproveitamento, mas cabe a você conhecer um pouco as limitações de seus filhos e selecionar algo condizente com seu conhecimento. Aqui vão algumas que até a sua sogra gostará...

O BOM E VELHO "STOP"

Quem não jogou o "STOP" com os amigos ou familiares? Para nossos leitores que nunca tiveram o prazer de jogar STOP, segue uma breve explicação. Primeiro escolhemos alguns temas: Times de Futebol, Marcas de Carros, Nomes de Artistas, Cores, Músicas Famosas e Heróis, e separamos em colunas. Depois, a cada nova rodada, uma letra é sorteada, por exemplo a letra G. A partir desse momento, você terá um tempo determinado para encontrar e escrever no seu papel o nome de um time de futebol, uma marca de carro, um artista, uma cor, uma música famosa e uma herói que começa com a letra G. Quando você preencher os temas que souber com um ítem cada, você deverá falar "STOP!" E todos os outros não poderão escrever mais nada. Quem preencheu, preencheu.

Então começa a fase de comparar suas palavras com as dos demais jogadores. Se você preencheu um determinado tema com uma palavra igual ao de outro jogador ambos ganham 5 pontos. Se você preencheu um tema com uma palavra que ninguém tenha escrito igual, você ganha 10 pontos. E se você preencher um tema em que nínguem mais tenha preenchido com qualquer outra palavra, você ganha 15 pontos. Somam-se os pontos de cada um na rodada e esses pontos vão para o ranking do STOP. Depois de um determinado número de rodadas, os temas mudam para outros e inicia-se um novo ciclo com os novos temas. Tenha a mão um bom dicionário para conferir as palavras e equacionar qualquer dúvida sobre ortografia. Dá para jogar com dois jogadores ou mais.

Habilidades exercidas incluem a concentração, escrita, leitura e ortografia. (Foto:BBC)

Nenhum comentário:

Colaboradores